domingo, 26 de agosto de 2012

Os malefícios do refrigerante



O refrigerante é a bebida mais consumida depois da água, sendo eleito pelos nutricionistas como o pior alimento, por possuir muitas substâncias artificiais em sua composição e conter um valor nutricional quase nulo.
Os refrigerantes são apontados como causadores de diversas doenças como:

- Osteoporose. O consumo de bebidas excessivamente doces potencia o risco de sofrer de osteoporose, devido à ação do ácido fosfórico, que impede a correta absorção do cálcio, enfraquecendo os ossos. Um estudo da Tufts University descobriu que mulheres que bebiam apenas três refrigerantes por semana tinham uma perda óssea média de 4% (em regiões como os quadris), a mais que ao grupo de mulheres que ingeriam outro tipo de bebida.

- Obesidade. O consumo de refrigerantes está amplamente associado ao aumento de peso e à obesidade. Naturalmente, o aumento das calorias consumidas leva ao aumento de peso, mas, mesmo os refrigerantes diet podem ocasionar este problema. Recentes estudos demonstraram uma associação entre o os refrigerantes sem açúcar e o aumento da cintura.  As variações sabor cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio.

- Diabetes. Um estudo feito com 90 mil mulheres mostrou que, as que ingeriam uma ou mais bebidas com açúcar (como sucos ou refrigerantes), estavam mais propensas a desenvolver diabetes tipo dois. As bebidas com açúcar aumentam o nível de glicose em jejum e a resistência à insulina.

- Infarto. Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que o consumo diário de uma bebida com açúcar aumenta em 20% as chances de sofrer um ataque cardíaco durante um período de 22 anos. Este risco aumenta conforme a quantidade de bebidas doces consumidas diariamente.

- Triglicerídeos. Mesmo que a pessoa não aumente seu peso, os refrigerantes com açúcar podem ser prejudiciais para a saúde cardiovascular, especialmente nas mulheres. As mulheres que consomem bebidas com açúcar são mais propensas a desenvolver níveis elevados de triglicerídeos.

- Cáries. O açúcar contido nos refrigerantes transforma qualquer consumidor em alvo perfeito de cáries dentárias.

- Cálculos renais. A maior parte dos refrigerantes contém oxalato, que pode ocasionar problemas como
cálculos renais.

- Insônia. Os refrigerantes também podem provocar transtornos do sono -como insônia- devido aos altos índices de açúcar que contêm.

- Gastrite. A enorme concentração de açúcar, aditivos e o Ph ácido podem provocar transtornos digestivos, como a gastrite.

Os refrigerantes não contem nenhum nutriente ou elemento positivo para o desenvolvimento do nosso organismo. Além disso, algumas marcas de refrigerante estão sendo apontadas por conterem substâncias cancerígenas como o 4-MEI, um subproduto do chamado caramelo 4, que dá a pigmentação às bebidas de cola e o benzeno, os casos mais preocupantes foram os da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas por litro de bebida, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Em índices menores, os refrigerantes Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita apresentaram a substância que, segundo estudos.
Outra preocupação dos especialistas é que o consumo excessivo de refrigerantes tem deixado em segundo plano bebidas saudáveis como a água, sucos naturais, água de coco e leite.

Veja a comparação do suco de laranja com o refrigerante:

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cerveja faz bem para saúde!


Sim, é verdade, cerveja faz bem para saúde. O consumo moderado de cerveja pode diminuir a tendência de diabetes, infartos, derrame cerebral, aumentam o colesterol bom (HDL), diminuem a presença de hipertensão.
Além disso os pesquisadores afirmam que a cerveja não é responsável pelo acumulo de gordura abdominal, a culpa na verdade seria dos salgadinhos e aperitivos gordurosos consumidos junto com a cerveja.
Os benefícios desta bebida fazem-se sentir particularmente "no sistema cardiovascular", uma vez que a cerveja contém acido fólico, polifenóis e antioxidantes naturais que "lutam" contra as doenças do coração e favorecem a redução dos fenómenos biológicos que levam ao envelhecimento.
A cerveja também fortalece os ossos, já que esse precioso líquido é rico em silício, mineral que ajuda na calcificação dos ossos, nos deixando mais fortes. Na saúde da mulher a cerveja é abordada de forma especial, já que a obesidade, a osteoporose e o câncer de mama, são doenças que podem ser prevenidas através do consumo regular de cerveja, que deve ser moderado: 1 a 2 copos por dia para as mulheres, 2 a 3 para os homens.
Contudo, o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e a exercícios físicos regulares.
 Se compararmos com outras bebidas alcoólicas, a cerveja é a melhor opção: não tem açúcar, tem um baixo grau de álcool, tem mais de 90% de água, é uma fonte de vitaminas do grupo B e de alguns minerais, e tem efeito diurético.
Vale lembrar que em excesso o consumo de cerveja é considerado prejudicial a saúde, podendo “matar” neurônios, causar impotência sexual, formação de gases,  dependência de álcool, amnesia, perda de memoria total entre outros.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Como reduzir efeitos da TPM


A tensão pré menstrual atinge a maioria das mulheres e faz com que a maioria delas sofra efeitos físicos e comportamentais. A TPM pode ser dividida em:
  1. Ansiedade pré menstrual: que é caracterizada pela elevação dos estrogênios e baixa da progesterona no sangue, sendo os sintomas, ansiedade, irritabilidade, insônia e depressão.
  2. Desejos alimentares pré menstruais: são caracterizadas por uma evidência de hipoglicemia reativa, sendo os sintomas, desejo de comer doces, aumento do apetite, cefaléia, palpitações e cansaço ou sensação de desfalecimento.
  3. Depressão pré menstrual: é caracterizada pelo aumento dos níveis de progesterona mais tarde no ciclo menstrual e possível aumento dos hormônios masculinos (andrógenos). Os sintomas são depressão, esquecimento, confusão e letargia.
  4. Retenção hídrica pré menstrual: caracterizada pela retenção de sódio e possivelmente elevação da aldosterona (hormônio que afeta a retenção de líquido). Os sintomas relacionados são ganho de peso acima de 1,4 kg, congestão de mamas, distensão abdominal e edema da face e extremidades

Muitos estudos apontam que a alimentação pode minimizar os sintomas da TPM.
  • Soja -  Combate as dores de cabeça, dores nas mamas e diminui o inchaço
  • Vitamina B6 - Contra enjôo, cefaléia e irritabilidade. Boas fontes: arroz integral, germe de trigo, aveia, amendoim, nozes, batata, banana, salmão, atum, fígado de boi.
  • Proteína de soja – Parece diminuir sintomas como cefaléia, dores nas mamas e diminuição do inchaço. Boas fontes: alimentos enriquecidos com a proteína de soja como, sucos, bolachas, pães e barra de cereais ou a própria soja.
  • Vitamina E - Evita cefaléia, dores nas mamas e cólicas. Boas fontes: cereais integrais, noz, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleo de soja e de girassol, milho, gema de ovo, agrião.
  • Cálcio – Alivia as cólicas e nervosismo,  pode prevenir as alterações de humor antes e depois o período menstrual.  Boas fontes: leite e derivados, vegetais e folhas verde escuro, como couve e brócolis.
  • Magnésio - Este mineral tem função complementar às funções do cálcio. São boas fontes de magnésio as folhas verdes escuras.
  • Ácidos graxos - Reduz irritabilidade e dores nas mamas. Boas fontes: óleo de peixe marinho e frutos do mar (ricos em ômega 6 e ômega 3). Excelentes fontes são salmão e atum.

Entretanto é preciso ressaltar que evitar alimentos ricos em gordura, sal, (embutidos e conservas), açúcares e alimentos com alto teor de cafeína (café, chá preto e mate, coca-cola e guaraná), pois são agravantes do quadro. 


domingo, 19 de agosto de 2012

Benefícios do tereré

O tereré é uma bebida refrescante feita com a imersão de erva mate em água gelada quem tem sido muito consumida no Brasil principalmente pelos jovens devido ao clima quente do país, entretanto o que pouca gente sabe é que essa bebida traz diversos benefícios á saúde.

Veja abaixo alguns dos benefícios dessa bebida:

  • Estimulante de atividade física e mental
  • Desenvolve as faculdades mentais
  • Aumenta a circulação e o ritmo cardíaco
  • Aumenta a força muscular e a resistência do músculo á fadiga
  • Aumenta o gasto calórico
  • Facilita a digestão e favorece a evacuação e micção 
  • Melhora a memória e desenvolve as faculdade mentais
  • Regulariza a respiração e previne contra gripes e resfriados
  • Diminui o colesterol e triglicerideos
  • Tonifica o sistema nervoso
  • Promove a regeneração celular
  • Elimina estados depressivos promovendo a sensação de bem-estar e vigor
  • Regula as funções sexuais
  • Tem efeito cosmético na pele
  • Pode prevenir o mal de Parkison

Entretanto é importante lembrar que o uso da mesma bomba em uma roda de tereré pode causar a possível transmissão de doenças por contágio oral como é o caso da gripe H1N1. E o consumo da erva diminui a absorção de ferro e aumenta a pressão arterial.


sábado, 11 de agosto de 2012

Mitos da nutrição





1. Diabetes tipo 2 pode ser prevenido ingerindo alimentos de baixo índice glicêmico. 
Altos níveis de glicose não são o que causa diabetes. A doença é causada pela resistência do corpo à insulina. Alimentos com alto índice glicêmico podem causar picos no nível de glicose, mas isso é apenas um indicador de diabetes, não a raiz do problema.

2. Comer imediatamente após o trabalho muscular impulsiona a recuperação. 
Atletas de resistência (endurance) precisam ingerir carboidratos imediatamente após o exercício para repor os níveis de glicogênio, e uma pequena quantidade de proteína para acentuar essa reposição. A proteína nesse momento não irá ajudar a construir músculos, então, para atletas de força (trabalho anaeróbico), não é preciso comer imediatamente após o treino.

3. Pessoas com síndrome do intestino irritável devem evitar comer fibras. 
Há dois tipos de fibras, solúveis e insolúveis. Apenas esta última pode ser fonte de problemas. As fibras solúveis, no entanto, encontradas na maioria dos grãos, são absorvidas mais facilmente pelo corpo e podem ajudar as pessoas com a síndrome a prevenir constipações.

4. Ingerir porções extras de proteína é necessário para ganhar massa muscular. 
A menos que o corredor faça um treino significativo com peso, a proteína extra não terá nenhum efeito. Mesmo uma exigência maior do nutriente em função do treino pode ser suprida facilmente pela alimentação rica em outros nutrientes além da proteína.

5. Suplementos vitamínicos são necessários para todo mundo. 
Com uma alimentação variada em frutas, vegetais e grãos integrais, quantidades moderadas de proteína magra e quantidade adequada de calorias, não há por que tomar suplementação. Os suplementos vitamínicos são recomendados para pessoas com distúrbios nutricionais.

6. Evitar álcool. 
Moderação é a chave. Todo álcool é um anticoagulante, e o vinho tinto contém antioxidantes benéficos para a saúde.

7. Comer ovos eleva o colesterol. 
O mito surgiu porque a gema tem a maior concentração de colesterol do que qualquer outro alimento. Porém, não é suficiente para colocar a saúde em risco se houver moderação no consumo.

8. Grãos marrons são de produtos integrais. 
Corantes e aditivos marrons podem dar aos alimentos a aparência de serem integrais. Ler os rótulos é boa dica para se certificar. Ingerir cerca de 90 gramas por dia de grãos ajuda a reduzir o risco de doenças do coração e diabetes.

9. Beber oito copos de água por dia. 
É preciso repor o líquido perdido a cada dia, durante a respiração, a excreção e no suor, mas isso não significa beber dois litros de água. É difícil medir a quantidade exata de água ingerida em bebidas e na alimentação. Um indicativo é a urina. Se estiver amarelo escuro, beba mais água.

10. Comer carboidrato engorda. 
Cortar os carboidratos da dieta pode ter um benefício de redução de peso no curto prazo, devido à perda de líquido, mas comer carboidrato com moderação não ocasiona um ganho de peso diretamente. O corpo usa carboidrato como fonte de energia. 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cardápio anti-estresse


Com o aumento de trabalho e o ritmo diário mais intenso, há uma tendência a ficarmos estressados e cansados. A alimentação pode ajudar a combater esses sintomas. Descubra o que equilibrar na dieta para reduzir o estresse.

- Evitar o consumo de enlatados e de bebidas de cola, que dificultam a absorção de ferro.
- Consumir diariamente frutas secas (damasco, uva passa, ameixa...), pois são boas fontes de energia e possuem muitos nutrientes, como vitamina K, ferro e triptofano.
- Reforçar as fontes de cálcio, ferro e fósforo, como couve e agrião.

- Reforçar as fontes de ferro (espinafre, beterraba e feijão). Assim, previne-se a anemia, que provoca cansaço e indisposição.
- Consumir diariamente sementes (gergelim, girassol e abóbora), pois são ricas em zinco e proteínas que ajudarão a melhorar a disposição e o cansaço.
- Incluir no cardápio gérmen de trigo (rico em vitaminas do complexo B e vitamina E), que ajuda na desintoxicação e disposição.

Chá verde, santo remédio ou vilão ?




O chá verde recentemente se tornou moda entre quem quer emagrecer, entretanto muitos vêm ingerindo-o indiscriminadamente sem levar em conta possíveis efeitos colaterais. 

O chá verde acelera o metabolismo, ajudando na perda de peso, além de apresentar catequina que é um antioxidante, o flavonoide que tem uma ação vascular, e vitaminas do complexo b, complexo c e vitamina k. A existência de vitamina K deve ser levada em conta se o paciente tomar remédios anticoagulantes, visto que a vitamina diminuirá o efeito do mesmo. 

Os últimos estudos na Europa revelam que o chá verde pode até proteger o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer e contra o câncer, já que é rico em substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células do corpo. 

Entretanto, como todos os outros chás, o chá verde contém cafeína que pode levar ao aumento da pressão arterial, insônia, ansiedade, irritabilidade, dores de estômago, náuseas, palpitações e em excesso até mesmo dependência e alucinações. 

Além dos males causados pela cafeína, este chá contém tanino, que apesar de enormes propriedades benéficas, bloqueia a absorção de ferro pelo organismo, podendo levar a anemia, por isso recomenda-se que não ingerir mais de 300 ml ao dia e após as refeições principais que nos fornecem a maior quantidade de ferro. 

Em excesso o uso de chá verde pode afetar o fígado e causar problemas hepáticos ou ulcerações na região devido à presença de Camellia sinensis ou problemas renais. 

Além disso, o uso de chá verde não é recomendado para gestantes, hipertensos, crianças e pessoas com problemas gástricos. 

O chá verde ficou amplamente conhecido devido a sua contribuição para o emagrecimento, todavia antes de consumi-lo deve se consultar um nutricionista e conhecer as doses corretas evitando assim os efeitos colaterais. 

Conheça os malefícios da gordura trans


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dicas de Lanche


Para perder peso
Estas combinações não chegam a 200 calorias – uma boa medida para quem está na batalha para derreter as gorduras:

• 1 potinho de iogurte natural desnatado com 1 colher (sopa) de geleia diet de morango 110 cal
• 1/2 xícara (chá) de maçã seca + 1 copo (200 ml) de leite de soja zero 
120 cal
• 2 castanhas-do-pará + 1 garrafinha de iogurte light batido 
130 cal
• 1 barra de proteína pequena 
135 cal
• 4 cookies integrais pequenos + 5 balinhas de colágeno
 156 cal
• 3 xícaras (chá) de pipoca light + 1 copo (200 ml) de limonada diet 
174 cal
• 4 biscoitos de arroz pequenos + 1 xícara pequena de cappuccino light (com leite desnatado) 
198 cal

Para manter o peso
Se você atingiu a meta na balança, está liberada para os lanches com até 280 calorias:

• 1 tigela (200 ml) de leite desnatado + 3/4 de xícara (chá) de cereal matinal integral + 1 colher (sobremesa) de uva-passa
 210 cal
• 1 barra de proteína média + 1 copo (300 ml) de suco à base de soja zero 
215 cal
• 1 potinho de iogurte natural desnatado + 3 damascos secos + 2 castanhas-do-pará 
240 cal
• 6 cookies integrais pequenos + 10 balinhas de colágeno 
244 cal
• 3 xícaras (chá) de pipoca + 1 copo (200 ml) de suco de fruta light 
252 cal
• 7 biscoitos de arroz pequenos + 1 xícara pequena de cappuccino light (com leite desnatado) 
280 cal


Saiba o que acontece com seu corpo após beber refrigerante


Alimentos que não podem faltar na mesa de um estudante


Alimentos que nao podem faltar na mesa dos estudantes:


Ovo: Fonte de colina, que participa da formação dos neurônios e repara as células cerebrais avariadas. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Previne contra a depressão. Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurônios.



Peixe: Essencial para o cérebro, melhora a memória, a concentração e possui ação antiinflamatória. Protege os neurônios contra os radicais livres e preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles. Fonte de zinco o e selênio que estimulam a atividade cerebral, impedindo ondas de cansaço no final do dia.



Alface: Coma as folhas, talos e o coração, pois é aí que se concentram altas doses de lactucina, substância que age como calmante.


Laranja e maracujá: Previnem o cansaço e ajudam a combater o estresse. Contêm ainda vitamina C, que contribui para as defesas do organismo.



Maçã: é uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais.

                            

Frutas vermelhas: Possuem flavonóides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória porque protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória.