sábado, 1 de dezembro de 2012

Quanto mais colorido, mais saudável!


Quanto mais colorido o prato, mais saudável ele tende a ser. Não é novidade que alternar as cores dos vegetais, frutas e verduras nas seis refeições diárias podem nos ajudar a evitar carências nutricionais e também a prevenir diversas doenças.
O colorido no prato além de torna-lo mais atraente aos olhos, também diversifica os fitoquimicos ingeridos nas refeições. "Os fitoquímicos presentes nos alimentos são os responsáveis por protegê-los contra o ataque de fungos e bactérias. Uma vez no organismo humano, assumem ações específicas no metabolismo, com amplos benefícios à saúde", explica a nutricionista funcional Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional.
Veja como as cores dos alimentos podem ajudar sua saúde e qual o melhor horário para ingeri-los.
Alimentos roxos: Contêm antocianinas, que protegem as células dos danos oxidativos, retardando os sinais de envelhecimento. Alimentos com essas cores também são ótimos na prevenção de problemas nas articulações. Além disso, auxiliam a função cognitiva e apresentam antioxidantes que ajudam no combate ao câncer. Melhor horário para comê-los: na hora do lanche da tarde.

Alimentos laranja: São alimentos ricos em betacaroteno, substância que tem recebido atenção especial na luta contra o câncer. Acredita-se que ele possa fortalecer a função imunológica, combatendo as células tumorais. O consumo de frutas alaranjadas ajuda a prevenir, em especial, o câncer de colo uterino, segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres. O betacaroteno também atua beneficiando a saúde do coração. Melhor horário para comê-los: almoço e jantar.



Alimentos vermelhos: As substâncias que esses alimentos contêm entre elas o licopeno contribuem para turbinar a memória, além de reduzir o estresse oxidativo, minimizando os riscos de desenvolver doenças como câncer, diabetes, Alzheimer e Parkinson. Também são alimentos protetores do coração, pois têm efeito vasodilatador e anticoagulante. A falta do pigmento causa anemia, envelhecimento precoce, fraqueza muscular e confusão mental. Melhor horário para comê-los: na primeira refeição da manhã.

Alimentos amarelos: Têm substâncias que favorecem o processo de cicatrização, além de impedir que os radicais livres causem danos à pele. Alimentos com esse pigmento melhoram a saúde do aparelho digestório, graças à enzima bromelina, que atua como um tipo de suco gástrico, facilitando a digestão. Os alimentos amarelados possuem, ainda, hesperidina. Esse fitoquímico atua especialmente na saúde cardiovascular, protegendo os vasos sanguíneos de possíveis danos causados por moléculas nocivas. Melhor horário para comê-los: na hora do lanche da manhã.

Alimentos verdes: São alimentos riquíssimos em magnésio e em isotiocianatos, compostos que têm como principal função a prevenção do câncer e também a eliminação de toxinas pelo fígado. Além disso, eles têm luteína e zeaxantina, dois antioxidantes potentes que combatem os radicais livres e reduzem o risco de degeneração macular, doença líder na causa de cegueira. Melhor horário para comê-los: almoço e jantar.



Alimentos brancos: Os alimentos que apresentam essa tonalidade são boas fontes de cálcio e potássio, dois minerais importantes para a formação e manutenção dos ossos. Esses compostos também participam da regulação dos batimentos cardíacos e são imprescindíveis para o bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Possuem, ainda, ação antialérgica. Melhor horário para comê-los: almoço e jantar.

Alimentos marrons: Ricos em fibras e vitaminas do complexo B e E, os alimentos marrons possuem substâncias que melhoram o funcionamento do intestino. Eles também ajudam na redução dos níveis de colesterol total e triglicerídeos. Seus fitoquímicos são conhecidos, ainda, por combaterem a ansiedade e a depressão. Melhor horário para comê-los: na hora da ceia.

Alguns alimentos, apesar de não apresentarem cores tão intensas, acumulam uma série de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.
PERA: pode reduzir o risco doenças cardiovasculares por ser rica em um flavonoide antioxidante chamado quercetina. Também é rica em água e vitaminas do complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestório. Por fim, possui vitaminas do tipo A e C e minerais importantes para a formação dos ossos e dos dentes.
COGUMELO: estimula o sistema imunológico e pode ser considerado um importante aliado no tratamento complementar de doenças como câncer, lúpus, hepatite, HPV (vírus do papiloma humano), AIDS, entre outras. O shiitake, por exemplo, é conhecido pelos pesquisadores por sua capacidade de reduzir o colesterol e por sua função no combate ao câncer.
COUVE-FLOR: é fonte de vitamina C e betacaroteno, além de ter grande quantidade de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. O consumo do vegetal também tem sido muito associado com a efetiva redução do risco de câncer. A razão para isso é o elevado conteúdo de glicosinolatos contidos em sua composição.
MAÇÃ: apresenta elevado teor de fitonutrientes, tais como flavonoides, polifenóis e ácidos fenólicos, encontrados na polpa e principalmente na casca. Seus principais benefícios são a redução do risco de doenças cardiovasculares e do câncer.
REPOLHO: reúne carotenoides, vitamina C, flavonoides e glicosinolatos. Todos esses bioativos ajudam a prevenir diversos tipos de câncer, em especial o de cólon, possibilitando até mesmo a redução dos tumores já instalados.
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/110/artigo259931-4.asp