domingo, 17 de março de 2013

Está estressado ? Saiba como sua alimentação pode influenciar.


Energéticos: ricos em cafeína e açúcar, as bebidas energéticas e refrigerantes agravam o estresse, já que está combinação desgasta o organismo. Além disso, uma lata de bebida energética pode conter a mesma quantidade de cafeína que três xícaras de café, o que leva à insônia.

Alimentos picantes: pessoas que ficam estressadas com frequência não são capazes de processar alguns tipos de alimentos, principalmente os picantes. O estresse desacelera o metabolismo e faz com que o processo de digestão se torne mais lento. Assim, o alimento fica no estômago por mais tempo e pode causar refluxo.

Batata frita: carboidrato e alto teor de gordura do alimento oferecem energia instantânea, mas a longo prazo aumentam o estresse e risco de hipertensão, já que também é rica em sódio.

Balas e doces: muitas vezes as pessoas atacam um chocolate ou qualquer tipo de doces quando estão ansiosas, mas o açúcar contribui para os níveis mais altos de cortisol, o hormônio do estresse. O açúcar no sangue causa irritabilidade e aumenta o desejo de comer.

Bebidas alcoólicas: um copo de vinho pode acamá-lo, certo? Errado. O álcool também estimula a liberação de cortisol, o hormônio do estresse.

Café: o motivo é o mesmo das bebidas energéticas. A combinação de cafeína e açúcar causa irritabilidade e insônia, o que agrava o estresse.

Comidas processadas: com alto teor de sódio, gordura e aditivos artificiais, os alimentos processados podem aumentar os níveis de estresse, além de ter pouco ou nenhum valor nutritivo. Alimentos ricos em gordura, açúcar e sal aumentam diretamente os níveis de cortisol, hormônio intimamente ligado ao sistema emocional, que serve para controlar inflamações, alergias, os níveis de estresse, diminuir a imunidade, manter a estabilidade emocional, estimular o açúcar do sangue e criar proteínas.Quando o cortisol está alto ou baixo no sangue, pode haver problemas como aumento do peso ou depressão.
Chiclete e doces sem açúcar:  comer ou marcar alimentos adoçados artificialmente também podem causar problemas digestivos e, consequentemente, aumentar a irritabilidade.