domingo, 3 de fevereiro de 2013

Churrasco, tem como ser saudável ?









E não há mais dúvidas que churrasco é uma das paixões dos brasileiros, entretanto o churrasquinho acaba sendo nutricionalmente condenado, entretanto quem quer manter o peso e a saúde não precisa enlouquecer especialistas dizem que com as escolhas certas e alguns cuidados o nosso churrasco pode ser até bom para saúde.

Isso porque a carne faz parte da dieta humana e é uma fonte importante de nutrientes e vários minerais como ferro e vitaminas como a B12. Entretanto como todos os alimentos, a carne deve ser consumida em quantidades controladas e associada com uma alimentação equilibrada.

Veja algumas dicas para deixar seu churrasco mais saudável: 

ESCOLHA AS CARNES MENOS GORDUROSAS: na hora de se escolher a carne é melhor dar preferência às mais magras, como filé mignon, peito de frango sem pele, linguiça de frango e peixes como salmão e pescada e, caso houver, retirar a gordura visível da carne. As carnes com maior quantidade de gordura são: picanha, fraldinha, contra - filé, cupim, linguiça e costela. 

DEIXE A CARNE MAIS LONGE DA BRASA: durante a preparação do churrasco, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias com alto potencial cancerígeno. 

USE ERVAS AROMÁTICAS: alecrim, tomilho e sálvia, por exemplo, são ricos em substâncias que fazem bem, fortalecendo os micronutrientes do corpo humano. Quanto maior a variedade dessas ervas na alimentação, mais saúde, além disso, o uso de temperos diminui a quantidade de sal. 

CUIDADO COM O TRADICIONAL PÃO COM ALHO: a gordura da margarina utilizada nessa preparação é ainda pior do que a gordura da carne. 

CUIDADO COM A SALADA DE MAIONESE: trocar a salada de maionese por uma de folhas verdes com legumes e grãos, como grão de bico, é uma opção bem mais saudável, 

Além disso, é importante lembrar que não é apenas a carne que engorda no churrasco, evite refrigerantes e bebidas alcóolicas e sempre que possível inclua sucos naturais e frutas no seu churrasco. 



Um comentário:

  1. Aqui em casa a gente costuma fazer vegetais grelhados, como abobrinha, berinjela, pimentão, cebola... Fica uma delícia!

    ResponderExcluir