quarta-feira, 17 de julho de 2013

Comendo chuchu por cereja!

 Nem sempre você come o que acha que está comendo!
Isso mesmo, alguns alimentos não são bem o que parecem e ninguém está livre de ser "enganado" pelo que está comendo.
Veja 5 exemplos desses fakes que provavelmente você já comeu:

Chocolate: A legislação brasileira determina que um chocolate deve ter no minimo 25% de cacau, entretanto um em cada 3 chocolates não atingem essa porcentagem. Estima -se que praticamente 35% dos chocolates comuns nas prateleiras, produzidos pelas grandes empresas alimentícias, são doces tipo chocolate e em vez de cacau, esses doces contém altas quantidades de açúcar e gordura.


Pão integralAlimentos integrais são grãos que não passam por um processo de refinamento e mantém as fibras preservadas, ajudando a limpar o organismo e mantendo os níveis de colesterol baixos e controlam os picos de insulina no sangue, aumentando a saciedade e facilitando o emagrecimento. Na maioria das vezes, pão integral não é 100% integral, sendo que em alguns casos, a porcentagem de farinha integral pode chegar a apenas 30% E só a uma forma de saber se está realmente levando o produto integral: observando a tabela nutricional, já que o pão realmente integral tem de 3 a 5 gramas de fibras a cada 50 gramas de pão. Infelizmente a Anvisa não tem nenhuma determinação de quantidade de farinha de trigo máxima permitida para classificar um pão integral.



Cereja: Claro que aquelas cerejas frescas, importadas, que só comemos no natal não fazem parte da farsa alimentícia,(assim pelo menos espero), mas  aquela cerejinha que enfeita a fatia de bolo da padaria da esquina por cima do marshmallow provavelmente é uma farsante. E pasmem, ela é feita de chuchu!
 O chuchu é o vegetal mais sem personalidade que existe. E a cereja é cara no mundo tropical. Por isso, confeiteiros e culinaristas muitas vezes recorrem a um truque culinário que transforma o chuchu em cerejas em calda. Elas são usadas em bolos e tortas, e você provavelmente já comeu muito chuchu por cereja nessa vida. 



Pipoca com manteiga: Sabe aquela sensação maravilhosa de entrar no cinema e sentir aquele cheirinho de pipoca com manteiga que dá água na boca ? Sinto muito te dizer, mas isso também é uma mentira. Manteiga é cara e existem alternativas mais baratas e que não deixam a pipoca tão murcha: as pipocas de cinema costumam ser banhadas com óleo de soja com sabor artificial de manteiga, além de um pouco de beta caroteno pra ajudar na cor.


Carne de Siri: O famoso kani é com certeza um dos sushis mais sem-graça da bandeja. Também usado em saladas orientais. O kani é feito de carne de siri processada, só que não.  Isso mesmo, pelo mesmo motivo que todos os outros exemplos o preço é o fator que faz com que o kani não seja "verdadeiro", a carne de siri de verdade é cara e se a carne de siri fosse realmente usada não seria possivel a abundância de kani que os restaurantes usam como coringas em seus pratos. Então. o nosso kani é feito de surimi , uma massa feita de carnes de diferentes tipos de pescados e misturada com coisas como amido de trigo, clara de ovo, açúcar, extrato de algas, extratos aromatizantes de caranguejo e lagostas, sal, vinho de arroz e até glutamato monossódico, uma substância difícil de ser metabolizada pelo corpo e que pode até causar câncer. E para torna-lo rosado é utilizado um pigmento chamado Colchochilla, um corante alimentício avermelhado que é obtido esmagando-se um inseto vermelho de mesmo nome.


Então fique esperto, você pode estar comendo chuchu pensando que é cereja.

Um comentário:

  1. O título deste post me fez lembrar desse vídeo (Comprei chuchu pensando que era cereja): https://www.youtube.com/watch?v=Iz6Du34tcVk

    ResponderExcluir