domingo, 26 de agosto de 2012

Os malefícios do refrigerante



O refrigerante é a bebida mais consumida depois da água, sendo eleito pelos nutricionistas como o pior alimento, por possuir muitas substâncias artificiais em sua composição e conter um valor nutricional quase nulo.
Os refrigerantes são apontados como causadores de diversas doenças como:

- Osteoporose. O consumo de bebidas excessivamente doces potencia o risco de sofrer de osteoporose, devido à ação do ácido fosfórico, que impede a correta absorção do cálcio, enfraquecendo os ossos. Um estudo da Tufts University descobriu que mulheres que bebiam apenas três refrigerantes por semana tinham uma perda óssea média de 4% (em regiões como os quadris), a mais que ao grupo de mulheres que ingeriam outro tipo de bebida.

- Obesidade. O consumo de refrigerantes está amplamente associado ao aumento de peso e à obesidade. Naturalmente, o aumento das calorias consumidas leva ao aumento de peso, mas, mesmo os refrigerantes diet podem ocasionar este problema. Recentes estudos demonstraram uma associação entre o os refrigerantes sem açúcar e o aumento da cintura.  As variações sabor cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio.

- Diabetes. Um estudo feito com 90 mil mulheres mostrou que, as que ingeriam uma ou mais bebidas com açúcar (como sucos ou refrigerantes), estavam mais propensas a desenvolver diabetes tipo dois. As bebidas com açúcar aumentam o nível de glicose em jejum e a resistência à insulina.

- Infarto. Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que o consumo diário de uma bebida com açúcar aumenta em 20% as chances de sofrer um ataque cardíaco durante um período de 22 anos. Este risco aumenta conforme a quantidade de bebidas doces consumidas diariamente.

- Triglicerídeos. Mesmo que a pessoa não aumente seu peso, os refrigerantes com açúcar podem ser prejudiciais para a saúde cardiovascular, especialmente nas mulheres. As mulheres que consomem bebidas com açúcar são mais propensas a desenvolver níveis elevados de triglicerídeos.

- Cáries. O açúcar contido nos refrigerantes transforma qualquer consumidor em alvo perfeito de cáries dentárias.

- Cálculos renais. A maior parte dos refrigerantes contém oxalato, que pode ocasionar problemas como
cálculos renais.

- Insônia. Os refrigerantes também podem provocar transtornos do sono -como insônia- devido aos altos índices de açúcar que contêm.

- Gastrite. A enorme concentração de açúcar, aditivos e o Ph ácido podem provocar transtornos digestivos, como a gastrite.

Os refrigerantes não contem nenhum nutriente ou elemento positivo para o desenvolvimento do nosso organismo. Além disso, algumas marcas de refrigerante estão sendo apontadas por conterem substâncias cancerígenas como o 4-MEI, um subproduto do chamado caramelo 4, que dá a pigmentação às bebidas de cola e o benzeno, os casos mais preocupantes foram os da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas por litro de bebida, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Em índices menores, os refrigerantes Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita apresentaram a substância que, segundo estudos.
Outra preocupação dos especialistas é que o consumo excessivo de refrigerantes tem deixado em segundo plano bebidas saudáveis como a água, sucos naturais, água de coco e leite.

Veja a comparação do suco de laranja com o refrigerante:

Nenhum comentário:

Postar um comentário