A tensão pré menstrual atinge a maioria das mulheres e faz
com que a maioria delas sofra efeitos físicos e comportamentais. A TPM
pode ser dividida em:
- Ansiedade pré menstrual: que é caracterizada pela elevação dos estrogênios e baixa da progesterona no sangue, sendo os sintomas, ansiedade, irritabilidade, insônia e depressão.
- Desejos alimentares pré menstruais: são caracterizadas por uma evidência de hipoglicemia reativa, sendo os sintomas, desejo de comer doces, aumento do apetite, cefaléia, palpitações e cansaço ou sensação de desfalecimento.
- Depressão pré menstrual: é caracterizada pelo aumento dos níveis de progesterona mais tarde no ciclo menstrual e possível aumento dos hormônios masculinos (andrógenos). Os sintomas são depressão, esquecimento, confusão e letargia.
- Retenção hídrica pré menstrual: caracterizada pela retenção de sódio e possivelmente elevação da aldosterona (hormônio que afeta a retenção de líquido). Os sintomas relacionados são ganho de peso acima de 1,4 kg, congestão de mamas, distensão abdominal e edema da face e extremidades
Muitos estudos apontam que a alimentação pode minimizar os
sintomas da TPM.
- Soja - Combate as dores de cabeça, dores nas mamas e diminui o inchaço
- Vitamina B6 - Contra enjôo, cefaléia e irritabilidade. Boas fontes: arroz integral, germe de trigo, aveia, amendoim, nozes, batata, banana, salmão, atum, fígado de boi.
- Proteína de soja – Parece diminuir sintomas como cefaléia, dores nas mamas e diminuição do inchaço. Boas fontes: alimentos enriquecidos com a proteína de soja como, sucos, bolachas, pães e barra de cereais ou a própria soja.
- Vitamina E - Evita cefaléia, dores nas mamas e cólicas. Boas fontes: cereais integrais, noz, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleo de soja e de girassol, milho, gema de ovo, agrião.
- Cálcio – Alivia as cólicas e nervosismo, pode prevenir as alterações de humor antes e depois o período menstrual. Boas fontes: leite e derivados, vegetais e folhas verde escuro, como couve e brócolis.
- Magnésio - Este mineral tem função complementar às funções do cálcio. São boas fontes de magnésio as folhas verdes escuras.
- Ácidos graxos - Reduz irritabilidade e dores nas mamas. Boas fontes: óleo de peixe marinho e frutos do mar (ricos em ômega 6 e ômega 3). Excelentes fontes são salmão e atum.
Entretanto é preciso ressaltar que evitar alimentos ricos em
gordura, sal, (embutidos e conservas), açúcares e alimentos com alto teor de
cafeína (café, chá preto e mate, coca-cola e guaraná), pois são agravantes do
quadro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário